09 - INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD
 

Introdução à Gestão da Estratégia com o Balanced Scorecard

Objetivos:
• Alinhar conceitos de estratégia e gestão da estratégia
• Apresentar modelo de gestão da estratégia baseado no Balanced Scorecard (BSC) e seu processo de construção do BSC
• Construção do mapa estratégico
• Seleção e detalhamento dos indicadores estratégicos
• Definição de

Conteúdo do programa:

A estrutura do programa está dividida em módulos que mesclam atividades expositivas, apresentação de casos brasileiros e painéis de debates com executivos que aplicaram o BSC em suas organizações.

1) Apresentação dos objetivos do programa, discussão das expectativas e alinhamento geral sobre os conceitos de estratégia e os problemas de sua execução:
- Apresentações (instrutor e participantes)
- Expectativas
- Objetivos do seminário
- Introdução e resgate dos conceitos de estratégia

2) Introdução ao BSC, estratégias genéricas e o conceito da proposta de valor:
- Sobre o balanced scorecard: histórico, conceitos e elementos principais
- Componentes do mapa estratégico
- Proposta de valor, posicionamento e a estratégia do oceano azul

3) Processo de construção do BSC, seleção e detalhamento dos indicadores estratégicos, m e t a s
e iniciativas:
- O processo de construção do BSC - início
- O processo de entrevistas dos Líderes
- Preparação e condução do workshop 1 – construção do mapa estratégico
- Definição e propósitos dos indicadores estratégicos
- Critérios para seleção dos indicadores estratégicos
- Indicadores de tendência x indicadores de resultado
- Preparação e condução do workshop 2 – indicadores estratégicos
- Definição e propósitos das metas
- Metas fixas x metas relativas: como e quando usar
- Definição e importância das iniciativas

4) Apresentação do modelo de gestão da estratégia baseado no balanced scorecard. O modelo, chamado por Kaplan & Norton de Strategy Focused Organization (SFO), é baseado em cinco princípios, sendo cada um deles ilustrado por diversos exemplos de casos de aplicação em empresas brasileiras.

- Mobilizar a Mudança por meio da Liderança Executiva
- Traduzir a Estratégia em Termos Operacionais
- Alinhar a Organização para à estratégia
- Transformar a Estratégia em Tarefa de Todos
- Converter a Estratégia em Processo Contínuo

6) Apresentação de experiências de empresas brasileiras que implementaram o BSC como modelo de gestão / Discussão sobre os casos do livro Gestão da Estratégia: Experiências e Lições de Empresas Brasileiras.

5) Resgate das expectativas colocadas pelos participantes no início do seminário e painel de debates.

Inclui protótipo em excel.

Carga horária: 8 horas

 

 

 

 

 

 



 

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