GESTÃO DA ESTRATÉGIA COM BALANCED SCORECARD
 

CONTEÚDO:
A estrutura do programa está dividida em módulos que mesclam atividades expositivas, apresentação de casos brasileiros e painéis de debates com executivos que aplicaram o BSC em suas organizações.

1. Apresentação dos objetivos do programa, discussão das expectativas e alinhamento geral sobre os conceitos de estratégia e os problemas de sua execução:
- Apresentações (instrutor e participantes)
- Expectativas
- Objetivos do seminário
- Introdução e resgate dos conceitos de estratégia

2. Introdução ao BSC, estratégias genéricas e o conceito da proposta de valor:
- Sobre o balanced scorecard: histórico, conceitos e elementos principais
- Componentes do mapa estratégico
- Proposta de valor, posicionamento e a estratégia do oceano azul

3. Processo de construção do BSC, seleção e detalhamento dos indicadores estratégicos, m e t a s e iniciativas:
- O processo de construção do BSC - início
- O processo de entrevistas dos Líderes
- Preparação e condução do workshop 1– construção do mapa estratégico
- Definição e propósitos dos indicadores estratégicos
- Critérios para seleção dos indicadores estratégicos
- Indicadores de tendência x indicadores de resultado
- Preparação e condução do workshop 2 – indicadores estratégicos
- Definição e propósitos das estratégias fixas e m e t a s relativas: como e quando usar
- Definição e importância das iniciativas

4. Apresentação do modelo de gestão da estratégia baseado no balanced scorecard. O modelo, chamado por Kaplan & Norton de Strategy Focused Organization (SFO), é baseado em cinco princípios, sendo cada um deles ilustrado por diversos exemplos de casos de aplicação em empresas brasileiras.
- Mobilizar a Mudança por meio da Liderança Executiva
- Traduzir a Estratégia em Termos Operacionais
- Alinhar a Organização para à estratégia
- Transformar a Estratégia em Tarefa de Todos
-Converter a Estratégia em Processo Contínuo

5. Apresentação de experiências de empresas brasileiras que implementaram o BSC como modelo de gestão / Discussão sobre os casos do livro Gestão da Estratégia: Experiências e Lições de Empresas Brasileiras.

6. Resgate das expectativas colocadas pelos participantes no início do seminário e painel de debates.

INCLUI programa com planilha de Implantação de BSC


EXPOSITOR: DAVID KALLÁS
• Facilitador da FORSTER DESENVOLVIMENTO HUMANO:
Mestre em Política de Negócios e Economia de Empresas pela FEA-USP e graduado em administração pela USP, com extensão universitária na Universidade de Estocolmo, Suécia. Possui diversos artigos publicados nacional e internacionalmente, além de palestras realizadas em diversos cursos e eventos. Atua também como professor dos cursos de Graduação, Pós-graduação e Educação Executiva do IBMEC São Paulo, além de coordenar alguns programas de Educação Executiva: Gestão da Estratégia com Balanced Scorecard, Finanças, Empreendedorismo e Gestão Estratégica de Marcas. Gerencia projetos de construção e implementação do balanced scorecard há mais de 5 anos em empresas brasileiras e multinacionais. Trabalhou ainda na Módulo Informática, DDB, CGN Construtora e Grupo Vicunha. É Vice-Presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC) e co-autor e co-organizador do livro “Gestão da Estratégia: Lições e experiências de empresas brasileiras”, que relata experiências de empresas brasileiras com o balanced scorecard (Ed. Campus, 2005).

DATA: 24 de outubro de 2007
Carga Horária - 08 horas

Horário:
das 09h00 às 17h30

Local: Ciesp-Campinas
Rua Padre Camargo Lacerda, 37 - Bonfim

Inscrições até 19/9/2007
telefone (19) 3743.2200

Adesão:
R$ 700,00 Associados Ciesp
R$ 800,00 Não Associados

VAGAS LIMITADAS
Inclui planilha eletrônica com o programa BSC, 'coffee-breaks', material didático e certificado



 

A FORSTER Desenvolvimento Humano atua em duas áreas estratégicas: 1 - Desenvolvimento Humano - Educaçao Corporativa (cursos, workshops, programas de educaçao)e treinamento, Gestao do Capital Humano: head hunting, consultoria de RH, outplacement, gestao de carreira e capacitaçao; 2 - Desenvolvimento e Gestao de Negócios - consultoria voltada a Gestao de Projeto, Implantaçao, start up e Administraçao de Novas Unidades (indústria ou serviços com TI), novos Negócios, Produtos e Reestruturaçao de Organizaçoes. adicione aos favoritos
A FORSTER Desenvolvimento Humano atua em duas áreas estratégicas: 1 - Desenvolvimento Humano - Educaçao Corporativa (cursos, workshops, programas de educaçao)e treinamento, Gestao do Capital Humano: head hunting, consultoria de RH, outplacement, gestao de carreira e capacitaçao; 2 - Desenvolvimento e Gestao de Negócios - consultoria voltada a Gestao de Projeto, Implantaçao, start up e Administraçao de Novas Unidades (indústria ou serviços com TI), novos Negócios, Produtos e Reestruturaçao de Organizaçoes. envie este conteúdo por e-mail
<<voltar

Fone: + 55 19 3881-1944