Objetivo: Otimizar o desempenho da empresa no mercado através de técnicas, princípios e estratégias comerciais posicionando a organização em seu segmento de atuação, visando a liderança mercadológica e o sucesso de longo prazo.
Público alvo: Diretores e Gerentes Comerciais, de Vendas, Desenvolvimento de Negócios, Marketing, Exportação, Produto, Logística, Assistência Pós-Vendas, Mercado e Relações Públicas; gestores, supervisores, chefias, compradores, vendedores, representantes e prepostos que participam de negociações com clientes e com o mercado em geral.
Conteúdo Programático:
Estruturação das Áreas de Vendas;
- Sintonia das áreas comerciais com as outras áreas da empresa;
- Mapeamento, prospecção do mercado, Benchmark;
- Inserção da estratégia comercial no planejamento estratégico corporativo;
- Avaliação estratégica dos pontos fortes e fracos da organização;
- Plano de ação para o desenvolvimento de negócios;
- Definição positiva dos objetivos;
- Negociação de novos contratos, novos clientes e prospects;
- Métodos para apresentação dos objetivos obtendo sua aceitação;
- Neutralização de posições polarizadas, lidando com objeções;
- Situações e ambientes adversos, mercados ‘fechados’ ou cartelizados;
- Criação de alternativas, criatividade positiva;
- Manutenção do FOCO das vendas;
- Ética na Decisão e no Feed-back;
- Otimização das parcerias existentes;
- Fidelização de clientes: Cultivando a Credibilidade e a Imagem;
- Pós-Venda: Avaliação de Fornecedores, ‘audits’, Certificações, Qualidade;
- Liderança de mercado, ampliação e consolidação;
- Exemplos concretos, estudo de caso, avaliação.
Carga horária: 8 horas
Facilitador: Roland Forster Corrêa
MBA Internacional pela BSP / University of Toronto, Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA/USP, com especializações pela EAESP/FGV em Marketing e Comércio Exterior, Gestão Ambiental pelo IPT/USP, cursos de tecnologias e estágios de treinamento no Brasil, na Europa e América do Norte, e certificação de Auditor Líder SGI ISO 9001, ISO 14.001 e ISO 45001.
Experiência de 25 anos em cargos de gerência e diretoria em setores industriais e de serviços, conquistou e liderou mercados, instalou subsidiárias de multinacionais e estruturou grupos nacionais para os desafios da globalização, formando e motivando equipes vencedoras, atuando posteriormente como consultor corporativo e professor de Gestão da Qualidade no MBA de Gestão Educacional de tradicional Escola de Negócios de São Paulo.
Atua como empresário na área de Gestão e Educação Corporativa, é consultor de Gestão, palestrante e professor, atuando também como auditor líder em Sistema de Gestão da Qualidade ISO9001/ Sistema de Gestão Ambiental ISO14001 e Saúde & Segurança ISO45001 de Certificadora Internacional.