OBJETIVO:
Apresentar os conceitos fundamentais e a metodologia para o mapeamento de processos visando sua implantação e futuro gerenciamento, relacionando conceitos aos requisitos da Norma ISO 9001, fornecer ferramentas e modelos para o mapeamento e a modelagem de processos e métodos para o gerenciamento do desempenho e da melhoria contínua dos processos.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais das áreas operacionais e administrativas de empresas industriais e de serviços, setor financeiro e de agronegócio: Produção, Manufatura, Manutenção, Engenharia, Processos, Qualidade, Recursos Humanos, Compras, Suprimentos, Administração, Comercial, em todos os níveis hieráriquicos.
METODOLOGIA:
Presencial, com exercícios práticos, dinâmica de grupo e interação com os participantes, utilização de recursos audiovisuais.
CONTEÚDO:
· Introdução ao Gerenciamento de Processos:
· A empresa como Sistema;
· Os níveis de gerenciamento da empresa;
· O conceito de processos.
· O Mapeamento de Processo e a Melhoria Contínua
· Sequenciamento e Priorização dos processos
· Notações de Documentação: Diagrama de Fluxo, Bpmn, etc.
· Padrão de Modelagem: Atividades, Eventos, Regras, Tempos, Competências, Indicadores, etc.
· A Análise dos processos situação atual
· Levantamento das etapas dos sub processos, de Pontos de Alerta.
· Simulação de Reuniões de Mapeamento
· Documentação de Processos. Finalização, Publicação E Manutenção
· Formalização e implantação dos processos
· Gerenciamento Operacional dos Processos
· Desenvolvimento do sistema de medição
· Os Indicadores de Gerenciamento de Processo, KPI
· Medição dos processos alinhados aos objetivos estratégicos da empresa
· Definição de objetivos e metas para os indicadores
· O Sistema de Gerenciamento de Desempenho
· Definição do projeto de melhoria
· Planejamento e implantação de melhorias
· A abordagem de processos e a ISO 9001
· Evitando os erros na implantação do Gerenciamento de Processos;
· Benefícios do Gerenciamento de Processos
· Estudo de casos
Carga horária: 16 horas
Facilitador: Roland Forster Corrêa
MBA Internacional pela BSP / University of Toronto, Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA/USP, com especializações pela EAESP/FGV em Marketing e Comércio Exterior, Gestão Ambiental pelo IPT/USP, cursos de tecnologias e estágios de treinamento no Brasil, na Europa e América do Norte, e certificação de Auditor Líder SGI ISO 9001, ISO 14.001 e ISO 45001.
Experiência de 25 anos em cargos de gerência e diretoria em setores industriais e de serviços, conquistou e liderou mercados, instalou subsidiárias de multinacionais e estruturou grupos nacionais para os desafios da globalização, formando e motivando equipes vencedoras, atuando posteriormente como consultor corporativo e professor de Gestão da Qualidade no MBA de Gestão Educacional de tradicional Escola de Negócios de São Paulo.
Atua como empresário na área de Gestão e Educação Corporativa, é consultor de Gestão, palestrante e professor, atuando também como auditor líder em Sistema de Gestão da Qualidade ISO9001/ Sistema de Gestão Ambiental ISO14001 e Saúde & Segurança ISO45001 de Certificadora Internacional.