Público alvo: Gestores de Vendas, Atendimento a Clientes, Telemarketing, Assistência Técnica, Vendas Técnicas, Desenvolvimento de Mercado / Produto e Clientes, e demais profissionais responsáveis pelo contato com o público e clientes.
Objetivo: Capacitação profissional com avaliação situacional das particularidades de cada organização e dos participantes, aprimoramento das competências comerciais das equipes de vendas internas e externas para incrementar o posicionamento de mercado da empresa.
Metodologia: curso presencial com utilização de recursos audiovisuais e eventual gravação / filmagem autorizada, estudo de casos, e exercícios. Acompanhamento de resultados, “feedback”, utilizando avaliação situacional para melhorar o aprendizado de cada participante.
Conteúdo Programático:
1 - Vendas como ferramenta estratégica da empresa.
2 - Utilizando o e-mail e telefone como meio de contato: critérios, princípios, etiqueta.
Técnicas específicas para aperfeiçoar o atendimento.
Código de Ética no atendimento por e-mail e telefone.
Vícios na comunicação verbal e escrita: vocabulário, tratamento adequado.
3 - Sintonia da área de Vendas com as outras áreas da empresa.
A importância do cliente interno e do cliente externo.
Atendimento ao cliente interno e externo da empresa.
4 - Fidelização de clientes: Cultivando a Credibilidade e a Imagem.
5 - Ação planejada de atendimento utilizando a internet e o telefone, agenda diária.
Aspectos relevantes na comunicação por e-mail
Triagem, separação e priorização de mensagens.
Planejamento, sequenciamento e envio de informações.
Apresentação e estilo das mensagens, tratamento.
Princípios de elaboração de mensagens, cuidados para evitar mal-entendidos.
Roteiro para redação de e-mails, formatação, dicas.
Estruturação e padronização de e-mails.
6 - Nova lei de call center e telemarketing.
7 - O perfil e a postura do profissional de Atendimento,
o profissional frente aos desafios de um mercado competitivo.
8 - Como administrar situações críticas, evitar perda de pedidos e manter clientes.
9 - Métodos para apresentação dos objetivos obtendo sua aceitação.
10 - Fechamento e Pós-Venda.
11 - Ética no atendimento: compromisso e Feed-back.
12 - Qualidade no atendimento: Avaliação de Fornecedores.
13 - Liderança de mercado, ampliação e consolidação.
14 - A importância do treinamento no desenvolvimento da equipe.
Carga Horária: 16 horas/aula (02 dias)
Facilitador: Roland Forster Corrêa
MBA Internacional pela BSP / University of Toronto, Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA/USP, com especializações pela EAESP/FGV em Marketing e Comércio Exterior, Gestão Ambiental pelo IPT/USP, cursos de tecnologias e estágios de treinamento no Brasil, na Europa e América do Norte, e certificação de Auditor Líder SGI ISO 9001, ISO 14.001 e ISO 45001.
Experiência de 25 anos em cargos de gerência e diretoria em setores industriais e de serviços, conquistou e liderou mercados, instalou subsidiárias de multinacionais e estruturou grupos nacionais para os desafios da globalização, formando e motivando equipes vencedoras, atuando posteriormente como consultor corporativo e professor de Gestão da Qualidade no MBA de Gestão Educacional de tradicional Escola de Negócios de São Paulo.
Atua como empresário na área de Gestão e Educação Corporativa, é consultor de Gestão, palestrante e professor, atuando também como auditor líder em Sistema de Gestão da Qualidade ISO9001/ Sistema de Gestão Ambiental ISO14001 e Saúde & Segurança ISO45001 de Certificadora Internacional.