Revista HOJE Edição Nº 79 - Maio de 2007
Ciesp-Campinas inova com mais um serviço: certificação pela ISO 9000
O Ciesp-Campinas - em parceria com as consultorias Forster Desenvolvimento, Ifanger Consultoria e VP Assessoria - inova oferecendo a Certificação pela ISO 9000 a micro, pequenas e médias empresas associadas. A iniciativa traz um benefício diferenciado: acessibilidade do investimento a ser realizado.
Todo o processo de treinamento, consultoria, auditoria e implantação do Sistema de Qualidade se dará em grupos fechados de 8 a 10 empresas associadas, portanto os investimentos em treinamento, locomoção e hospedagem de consultores serão compartilhados; nesse ponto é que entra a acessibilidade mencionada. Cada grupo deverá conter um instrutor e três consultores parceiros e três representantes de cada associada.
Durante o treinamento serão realizadas as seguintes atividades: identificação e mapeamento dos processos, interpretação dos requisitos da ISO 9000 e formação de auditores internos. Para cada uma dessas três ações serão destinadas 8 horas. No caso da consultoria, serão realizadas 24 visitas de 4 horas cada. Por fim, a auditoria acontecerá no 10º mês em cada associada, demandando 16 horas.
A previsão do investimento total por empresa é de aproximadamente R$ 1.000,00 mensais durante 12 meses, sem inclusão do valor da Certificadora, que poderá analisar uma condição especial para o projeto. As associadas interessadas poderão se inscrever até o final do mês de julho de 2007. Os trabalhos deverão ser iniciados em 6 de agosto de 2007 pelo Ciesp-Campinas e pelas consultorias parceiras.
Obter a Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000 é, segundo Roland Forster Corrêa, da consultoria Forster, requisito para empresas exportadoras e organizações que fornecem produtos e serviços a grandes clientes globalizados nos setores de tecnologia de ponta, como é o caso nos segmentos de energia e utilidades, automotivo, eletroeletrônico, químico, mecânico, telecomunicações e tecnologia da informação.
Exigência de clientes, aumento de qualidade, melhoria do controle de processo, aumento da padronização interna e melhoria da competitividade e da organização interna são alguns dos principais motivos que levam à obtenção dessa Certificação.
A Regional e suas parceiras reconhecem isso e, por meio desse projeto, estão satisfeitas pela oportunidade de fazer jus a credibilidade que possuem para prestar mais esse serviço importante e necessário a empresas interessadas em estar no padrão de qualidade exigido pelo mundo globalizado.
Mais informações sobre o projeto e adesões poderão ser obtidas pelo e-mail ciespcps@dglnet.com.br ou telefone 19 3743.2200, com a gerente regional do Ciesp-Campinas, Paula Carvalho.
Por Amanda Lima, jornalista