Conteúdo Programático:
- A evolução do Comércio Exterior no Brasil antes da década de 90
- Princípios do Comércio Exterior antes e depois da década de 90
- Fim da Guerra Fria e mudança dos paradigmas políticos e econômicos
- Abertura Comercial dos países na década de 90
- Integração dos mercados – Globalização
- Progresso da tecnologia, das comunicações e da competição global
- Diversidade das culturas, dos regimes e governos
- Exigências crescentes: requisitos de formação, experiência e produtividade
- Educação e Capacitação: Emprego, distribuição e inclusão
- Importância das médias e pequenas empresas na descentralização
- Distribuição de renda, estabilidade e crescimento
- Negociações Internacionais – o que as distingue e em que se assemelham às locais
- Relações Internacionais – nova correlação e complexidade
- Diminuição das Distâncias: Progresso das comunicações
- Novos desafios para o Brasil
- Tendências geradas pela Globalização
- Avaliação do grupo
Facilitador: Roland Forster Corrêa
MBA Internacional pela BSP/University of Toronto, Bacharel em Ciências Econômicas pela USP, com especializações pela FGV em Marketing e Comércio Exterior, ISO 9000 pela RPC, Gestão Ambiental ISO 14.000 pelo IPT/USP, cursos técnicos e estágios de treinamento no Brasil, na Europa e América do Norte, membro SAE. 22 anos de gestão em cargos de gerência e diretoria em empresas multinacionais e grupos nacionais nos segmentos industrial e de serviços. Instalou subsidiárias de multinacionais e estruturou grupos nacionais para os desafios da Globalização aplicando as melhores práticas empresariais na formação, capacitação e motivação de equipes vencedoras e na conquista e liderança de mercados.
Data: 8 de novembro de 2007
Carga Horária - 08 horas
Horário: das 9h às 17h00
Local: CIESP Campinas
Rua Padre Camargo Lacerda, 37 - Bonfim
Inscrições através do e-mail: campinas@forsterbr.com.br.
Investimento: R$ 250,00 ou R$ 200,00 por pessoa para grupos de 2 ou mais participantes
Inclui 'coffee-breaks', material didático e certificado.