Objetivo: Apresentar os princípios de Planejamento e Organização do Departamento de Compras, desde a prospecção e o desenvolvimento de Fontes de Suprimentos até o ‘follow up’ das entregas e a Avaliação de Fornecedores. Apresentação e aplicação dos conceitos e critérios que regem a Negociação Eficaz com resultados duradouros e soluções positivas de curto, médio e longo prazos, com a adoção de princípios que sustentam a construção de relações sólidas e de confiança entre empresas e pessoas.
Público alvo: Profissionais das áreas de Compras, Materiais, Suprimentos, Disposição e Administração de Empresas e Instituições Privadas ou Públicas: compradores, analistas, disponentes, gestores, gerentes e diretores.
Conteúdo Programático:
A)Organização e Administração do Departamento de Compras
1. O Departamento de Compras no Mercado Globalizado – Global Sourcing, WWP, etc.
2. A Organização de um Departamento de Compras no contexto do Mercado Competitivo – suas divisões e atribuições
3. O Departamento de Compras interagindo com as demais áreas
4. O impacto da compra eficaz sobre a estrutura de custos
5. Novos paradigmas de Compras
6. Benchmark em Compras
7. Análise de Propostas – critérios de avaliação de custo-benefício, competitividade e políticas de curto, médio e longo prazos;
8. Prospecção de Fontes
9. Desenvolvimento de Fornecedores
10.Avaliação de Fornecedores: AQF, EQF na esfera da ISO.
B) Negociação Eficaz em Compras
11.Detecção dos fatores que impedem uma negociação eficaz;
12.Métodos e critérios para a eliminação desses problemas;
13.Adoção do princípio ‘Ganha-Ganha’, inclusive em questões adversas;
14.Critérios eficazes para a definição positiva dos objetivos da negociação;
15.Métodos para apresentar objetivos e obter a aceitação dos mesmos;
16.Critérios de Coleta de Preços, análise e decisão;
17.Ética na Decisão e no Feed-back das Cotações; cultivando a Credibilidade e o Conceito junto a Fornecedores; como lidar com mercados ‘fechados’ ou segmentos cartelizados;
18.Avaliação dos Fornecedores: ‘audits’, homologação, Qualidade, pontualidade e continuidade
19.Criação de alternativas ou Planos B: criatividade positiva;
20.Formas de lidar com objeções; Neutralização de posições polarizadas;
21.Critérios para o jogo ético mesmo em ambientes de ‘jogo duro’;
22.Manutenção do FOCO da negociação; Fazendo o outro lado comprar a idéia;
23.Métodos para incrementar o poder de negociação; Exemplos concretos, estudo de caso; Avaliação do grupo.
Carga horária: 8 horas expositivo, 16 horas com exercícios e estudos de casos.
Facilitador: Roland Forster Corrêa
MBA Internacional pela BSP / University of Toronto, Bacharel em Ciências Econômicas pela FEA/USP, com especializações pela EAESP/FGV em Marketing e Comércio Exterior, Gestão Ambiental pelo IPT/USP, cursos de tecnologias e estágios de treinamento no Brasil, na Europa e América do Norte, e certificação de Auditor Líder SGI ISO 9001, ISO 14.001 e ISO 45001.
Experiência de 25 anos em cargos de gerência e diretoria em setores industriais e de serviços, conquistou e liderou mercados, instalou subsidiárias de multinacionais e estruturou grupos nacionais para os desafios da globalização, formando e motivando equipes vencedoras, atuando posteriormente como consultor corporativo e professor de Gestão da Qualidade no MBA de Gestão Educacional de tradicional Escola de Negócios de São Paulo.
Atua como empresário na área de Gestão e Educação Corporativa, é consultor de Gestão, palestrante e professor, atuando também como auditor líder em Sistema de Gestão da Qualidade ISO9001/ Sistema de Gestão Ambiental ISO14001 e Saúde & Segurança ISO45001 de Certificadora Internacional.